Quando vires os teus olhos a verem-te, quando não souberes se tu és tu ou se o teu reflexo no espelho és tu, quando não conseguires distinguir-te de ti, olha para o fundo dessa pessoa que és e imagina o que aconteceria se todos soubessem aquilo que só tu sabes sobre ti.

José Luis Peixoto

domingo, 28 de outubro de 2012

Ela pode vir brincar?


Somos todas diferentes, sempre fomos. Mas depois, quando nos juntamos todas outra vez, aí voltamos a ter 7, 12 ou 16 anos, voltamos a ser as meninas que brincaram sempre na rua, que não tinham vergonha de pedir comida na casa umas das outras, que partilhavam tudo mesmo sem saberem nessa altura que isso era desabafar. Voltamos a rir-nos com e umas das outras, voltamos a reviver o tempo de jogar à macaca e a partilhar os problemas de agora. E é nestes momentos, nestes pequenos momentos que sinto e sei que por mais voltas que o mundo dê, lá no fundo, vamos ser sempre nós.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Há só uma janela fechada


Há só uma janela fechada, e o mundo lá fora;
E um sonho do que se poderia ver se a janela se abrisse,
Que nunca é o que se vê quando se abre a janela.

Alberto Caeiro

Em Janeiro vou abrir outra janela e ver mais mundo lá fora. Vou fazer uma pausa daquele que tem sido o meu sitio de todos os dias nos últimos tempos. Vou ganhar novos rituais de almoço e lanche, novos bons dias à chegada e até amanhã à saída. Vou passar a pasta dos "emails para todos" e vou deixar de estar, todos os dias. E, se por um lado não podia estar mais ansiosa com a nova aventura, com a possibilidade de fazer um grande trabalho, de conhecer pessoas novas e uma cultura diferente, por outro, estou com medo de abrir a janela e ver que afinal aquele mundo lá fora não é aquilo com que sonhei.   

domingo, 14 de outubro de 2012

Meu irmão


É carne da minha carne e sangue do meu sangue. E quando recorro aquele exercício infantil de tentar perceber o quanto se gosta de quem quer que seja através daquilo que se está disposto a fazer por quem quer que fosse, dou por mim a pensar no motivo pelo qual seria capaz de matar e ocorre-me um de imediato - ele.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012


"Que o ódio que te (vos) mostrei não é o amor que te (vos) sinto"

(mesmo sendo um bocadinho exagerado para o sentido que lhe quero dar, é isto)

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Um bocadinho mais

Não é fácil chegar a mim, pelo menos eu acho que não é. Falo e sorrio com todos. Mas nem com todos desabafo, nem a todos mostro as minhas preocupações, peço conselhos e opiniões. Que é preciso sacarem-me com saca-rolhas, dizem. Eu concordo. Mas depois, há pessoas que me conhecem tão bem que sabem quando preciso de falar, que me fazem querer falar, querer contar coisas que nem eu própria sei bem. E eu gosto quando isso acontece. Gosto de ser assim. Gostei de ter a NC de sempre a preocupar-se comigo, a perguntar e a querer estar sempre (nem que seja só um bocadinho todos os dias). Gostei que me ajudassem a abrir os olhos e a ver que nem sempre estou 100% certa. Gostei de sentir ter crescido um bocadinho mais na partilha.